A vida moderna exige muito de nós: somos constantemente pressionados a sermos fortes, produtivos e felizes. Nesse cenário, o sofrimento muitas vezes é silenciado ou disfarçado. Mas e quando não dá mais para ignorar o que sentimos? Quando o incômodo persiste mesmo sem uma razão aparente? É aí que a psicanálise pode ser uma grande aliada.
Mais do que tratar sintomas, a psicanálise convida à escuta de si — um processo profundo de autoconhecimento e elaboração daquilo que nos atravessa. Mas como saber se esse é o momento de buscar essa escuta? Abaixo, listamos alguns sinais importantes:
1. Sentimentos de angústia ou vazio constantes
Mesmo que tudo pareça estar “bem”, há uma sensação de desconexão, de que algo falta ou não faz sentido.
2. Repetição de comportamentos que causam sofrimento
Você percebe que vive os mesmos ciclos — nos relacionamentos, no trabalho, consigo mesmo — e não entende o motivo.
3. Dificuldade para lidar com perdas ou mudanças
Mudanças de fase, separações, lutos ou transições podem despertar dores profundas que merecem ser elaboradas.
4. Ansiedade, insônia ou irritabilidade frequentes
Quando o corpo começa a manifestar o que a mente tenta esconder, é hora de escutar o que está por trás desses sintomas.
5. Desejo de se conhecer melhor
Mesmo sem um “grande motivo”, sentir vontade de olhar para dentro e compreender suas emoções, escolhas e desejos já é um ótimo sinal de que você está pronto(a) para começar.
A hora certa é a sua hora
Não existe um momento “ideal” para iniciar um processo psicanalítico. Cada sujeito tem seu tempo. O importante é reconhecer quando algo dentro de você pede escuta, e se permitir acolher esse chamado.
No Novo Olhar Psicanálise, oferecemos um espaço seguro, ético e acolhedor para que você possa falar de si — com liberdade, cuidado e respeito. Quando quiser começar, estaremos aqui.
Categoria: Informações